terça-feira, 6 de outubro de 2015

Evento marca lançamento do Grupo de Estudos Feminino Plural e publicação do Projeto Girassóis

Cerca de 60 pessoas participaram, na quarta-feira passada  (30 de setembro) do lançamento do livro “Saúde mental e gênero, novas abordagens para uma linha de cuidado”, organizado pelo Coletivo Feminino Plural. O evento, realizado no Clube de Cultura de Porto Alegre, marcou também o lançamento do Grupo de Estudos Feministas e de Gênero e a abertura das inscrições para esta nova frente do Coletivo Feminino Plural ao se aproximar dos 20 anos.
Durante a reunião de mulheres de diferentes idades, etnias e regiões de Porto Alegre e de Canoas, Luisa Gabriela e Carolina Pommer, coordenadora e integrante do comitê-gestor do Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão, respectivamente, e Vanessa Silva, do Coletivo Feminino Plural, realizaram uma performance criada especialmente para a noite.
Após, a médica baiana especialista em saúde da mulher, Maria José Araújo, coonsultora do Projeto Girassóis, falou sobre a sua trajetória no movimento feminisma, as dificuldades ao escolher se dedicar à saúde mental da mulher e apontou alguns dos entraves para que o feminismo avance, dentre eles a busca por autonomia e a constante cooptação da sua pauta por outras instâncias. "Ainda assim, o movimento feminista é dos mais avançados, por questiona o patriarcado e o capitalismo e seu ideal de prazer", defendeu.
Durante a apresentação da publicação, a integrante da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos e coordenadora do coletivo, Télia Negrão, lembrou da importância de se ter políticas voltadas especificamente para as mulheres.
O filme “O que há de errado com ela?”, de Mirela Kruel, feito com base nas discussões e nos relatos colhidos durante o projeto que estudou a relação entre desigualdade de gênero e saúde foi exibido ao final.Em breve, livro e filme estarão disponíveis à população em geral.
As inscrições para o grupo de estudos podem ser feitas na sede do Coletivo Feminino Plural (Rua Andrade Neves, 159- cjs 84 e 85 – Porto Alegre). Mais informações pelo telefone (51) 32215298.
Mais fotos na nossa galeria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário